Council for the Development of Social Science Research in Africa
Conseil pour le développement de la recherche en sciences sociales en Afrique
Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África
مجلس تنمية البحوث الإجتماعية في أفريقيا


A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento?

A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento? Teresa Cruz e Silva & Isabel Maria Casimiro. Dakar, CODESRIA, 2015, 292p.,ISBN: 978-2-86978-609-7

Number of visits: 1507

Cuidadosamente editado por Teresa Cruz e Silva e Isabel Casimiro este livro não poderia ser mais oportuno. As contribuições aqui recolhidas discutem as experiências dos cidadãos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tome e Príncipe, e sugerem algumas respostas aos desafios que confrontam estas sociedades. Cada um dos autores apresenta estudos que examinam diligentemente a conjuntura política, social e económica e sugerem que os avanços registados nas últimas décadas no que diz respeito aos direitos e empoderamento das mulheres, à governação democrática, à justiça e direitos humanos, ao acesso ao emprego, à educação e à saúde, são ainda muito modestos em relação ao longo percurso que os nossos países têm que fazer para conquistar o bem-estar dos cidadãos. Torna-se pois imperativo que movimentos sociais dinâmicos e bem informados promovam processos de transformação e de desenvolvimento mais eficazes e sustentáveis.

Alcinda Honwana
Professora de Antropologia e Desenvolvimento Internacional
The Open University, UK

Teresa Cruz e Silva Professora e pesquisadora no Centro de Estudos Africanos e Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, trabalha na área de História Social em Moçambique. É igualmente pesquisadora do CESAB-Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança. Com várias publicações em revistas científicas é também autora e co-autora de vários livros. Os seus interesses de pesquisa versam temas contemporâneos como: movimentos nacionalistas; identidades juvenis, o papel social da igreja em Moçambique, comunidades costeiras e questões ligadas à memória e História.

Isabel Maria Casimiro Doutorada em Sociologia, com formação graduada e pós-graduada em História e Estudos de Desenvolvimento, é Professora Associada e pesquisadora no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, e lecciona na mesma universidade cursos de graduação e pós-graduação, sendo ainda
pesquisadora do CESAB-Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança. Presidente do Conselho de Direcção do Fórum Mulher, é membro de várias redes feministas pelos direitos humanos das mulheres. Com várias publicações em revistas científicas, é também autora e co-autora de livros sobre mulher e género em Moçambique.

Dowload the full text




Comments